InícioNotíciasFeira do Folar de Valpaços promete arrastar multidões

Feira do Folar de Valpaços promete arrastar multidões

  • PDF
  • Versão para impressão
  • Enviar por E-mail

Valpaços vai receber no próximo fim-de-semana, dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril mais uma edição da Feira do Folar, uma forma de promover as actividades ligadas ao mundo rural, estimulando o desenvolvimento sustentável da região e contribuindo para a dinamização do sector agrícola e da actividade turística.

No fim-de-semana de Ramos, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Multiusos de Valpaços, onde decorre a XIV edição da Feira do Folar. Organizada pela Câmara Municipal de Valpaços, é considerada um dos certames mais importantes realizados no Interior do País que atrai milhares de visitantes, que durante três dias têm à sua disposição muita animação, mostra de produtos e actividades socioculturais.

No que diz respeito à animação e para ir ao encontro do muito público diferenciado que visita o certame, as tardes e noites serão permanentemente preenchidas com espectáculos que vão desde a música tradicional, ao folclore, que irá levar ao palco Ranchos, bem como grupos de danças e cantares.

A gastronomia regional assume o reconhecido lugar de destaque, por isso a promessa de servir nas Tasquinhas Regionais o melhor da gastronomia da região, em espaços aprazíveis, enquanto se assiste à animação permanente do recinto.

Durante os três dias da Feira, o programa será bastante diversificado contando com a habitual presença de expositores de empresas diversificadas e artesãos, institucionais, actividades culturais e recreativas, espectáculos musicais, exposições, entre muita animação que dará vida e movimento ao recinto.

Os principais objectivos da realização deste evento, que este ano assinala a XIV edição, continuam a ser a preservação da cultura local e a valorização dos produtos regionais, desde o artesanato, gastronomia, produtos agrícolas, entre outros. A comercialização desses produtos junto dos visitantes e a formação de uma mentalidade empreendedora levam ainda o Município a apostar num espaço cada vez mais dinâmico e que favoreça a oportunidade para novos negócios, ao mesmo tempo que contribui para a dinamização do comércio local e do turismo aumentando a notoriedade do território.

A Câmara Municipal de Valpaços aposta assim na tradição deixada pelos antepassados, que constitui um menu de raros sabores. O Folar é o “rei da festa”, mas são produtos de destaque o fumeiro, o azeite, o vinho, o mel, o bolo podre, o pão centeio, os frutos secos, entre muitos outros, que valem a pena provar e comprar.